+ 55 37 3222-7113

minitec@minitec.eng.br

Tecnologia Proprietária

Dentro das tecnologias proprietárias, a MINITEC desenvolve toda a engenharia conceitual, básica e detalhada. Fazem parte das tecnologias proprietárias MINITEC:

  • Mini-Sinterização;
  • Mini Alto Forno;
  • Pré-Aquecedor Metálico de Ar (tipo glendon);
  • Pré-Tratamento de Gusa Líquido;
  • Misturador de Gusa;
  • Sistema de Limpeza de Gases;
  • Processo EOF para elaboração de aço.

 

Mini-sinterização

Para atendimento ao mercado de aglomeração a MINITEC apresenta tecnologia proprietária, uma planta de mini-sinterização desenvolvida visando baixo nível de investimento, baixo custo operacional e de manutenção. A planta SKP está disponível para capacidades de 50.000 t/ano a 350.000 t/ano.

A mini-sinterização MINITEC apresenta a flexibilidade de todos os processos de sinterização, oferecendo a possibilidade de aglomeração de todos os tipos de minérios, como ferro, manganês, níquel, estanho, cromo, entre outros minérios e materiais.

Matérias primas ultrafinas (< 100 mesh) também podem ser sinterizadas com a introdução de equipamentos adicionais de aglomeração, como misturador intensivo e disco pelotizador.

Resíduos industriais como carepa, pó coletado nos filtros de mangas e/ou precipitadores eletrostáticos, lamas, pó do balão de pó de altos fornos, escorias etc. podem ser reciclados neste processo, blendado com minérios ou separadamente, produzindo sinter de características predeterminadas.

 

Mini Alto Forno

Para atendimento ao mercado de redução, a MINITEC apresenta uma tecnologia proprietária: o Mini Alto Forno, correspondendo a fornos com volume útil de até 500 m³, podendo operar com carvão vegetal ou coque como agente redutor.

O  Mini Alto Forno é um equipamento competitivo e muito flexível, disponível para a produção de ferro gusa tanto para aciaria como para fundições, com capacidades variando de 80.000 a 600.000 t/ano.

As principais vantagens do Alto Forno MINITEC incluem baixo investimento específico, flexibilidade na preparação e qualidade da carga e fácil operação e manutenção.

 

Pré-aquecedor metálico de ar tipo glendon

O pré-aquecedor metálico, comumente conhecido por glendon, é um trocador de calor que fornece ar aquecido para altos fornos. É uma alternativa aos regeneradores cerâmicos (“stoves” – ou "cowpers"). O glendon MINITEC opera em regime contínuo, com fluxo de contracorrente. O ar frio é transportado em serpentinas em direção contrária ao fluxo dos fumos de combustão.

 

Pré-Tratamento de Gusa

A exigência por gusa com baixíssimos teores de fósforo e enxofre é cada vez maior, na medida em que crescem as aplicações de ferro fundido nodular de elevada tenacidade, em substituição ao aço fundido. Tal exigência de qualidade demanda como matéria-prima um gusa com baixos teores de impurezas.

Nesse contexto, a MINITEC oferece também soluções voltadas para o pré-tratamento do gusa líquido, incluindo dessiliciação, desfosforação e dessulfuração.

 

Processo EOF®

O EOF (do inglês “Energy Optmizing Furnace”) é um processo baseado na injeção de oxigênio para fusão e refino de aço líquido, partindo de uma carga mista de ferro gusa, sucata pré-aquecida e fundentes. Trata-se de um processo econômico energeticamente e apropriado para produção de volumes e especificações variadas de aços, com capacidades de até 1.000.000 toneladas de aço líquido por ano.

O  diferencial fundamental do processo EOF consiste no sopro combinado de oxigênio, podendo ser adotadas injeção submersa, supersônica e atmosférica, com configuração final customizada conforme necessidade de cada forno.

O processo exclusivo de pré-aquecimento de sucata é outro destaque do EOF, apresentando uma história sólida de 30 anos de sucesso, com melhorias contínuas ao longo do tempo, e permitindo a adição de até 40% de sucata no forno.

Galeria de vídeos