+ 55 37 3222-7113

minitec@minitec.eng.br

Aglomeração

A aglomeração de finos de minério – na forma de sinter ou pelotas – está se tornando cada vez mais importante nos processos siderúrgicos e metalúrgicos, uma vez que a qualidade dos minérios tem se deteriorado, demandando concentração. Além disso, esses aglomerados melhoram o desempenho dos altos fornos e de fornos elétricos de redução quando comparados com o uso do minério in natura, reduzindo o consumo específico de energia, aumentando a produção e reduzindo o risco de reações violentas.

Uma das especialidades MINITEC é justamente essa aglomeração de materiais. A expertise da empresa inclui tecnologias proprietárias bem como o desenvolvimento de novos processos conforme demanda dos clientes.

 

Tecnologia Proprietária – Mini-sinterização

Para atendimento ao mercado de aglomeração a MINITEC apresenta tecnologia proprietária, uma planta de mini-sinterização desenvolvida visando baixo nível de investimento, baixo custo operacional e de manutenção. A planta SKP está disponível para capacidades de 50.000 t/ano a 350.000 t/ano.

A mini-sinterização MINITEC apresenta a flexibilidade de todos os processos de sinterização, oferecendo a possibilidade de aglomeração de todos os tipos de minérios, como ferro, manganês, níquel, estanho, cromo, entre outros minérios e materiais.

Matérias primas ultrafinas (< 100 mesh) também podem ser sinterizadas com a introdução de equipamentos adicionais de aglomeração, como misturador intensivo e disco pelotizador.

Resíduos industriais como carepa, pó coletado nos filtros de mangas e/ou precipitadores eletrostáticos, lamas, pó do balão de pó de altos fornos, escorias etc. podem ser reciclados neste processo, blendado com minérios ou separadamente, produzindo sinter de características predeterminadas.

 

Novos Processos

Apesar de possuir um processo de sinterização proprietário, a MINITEC também desenvolve novos conceitos e projetos de aglomeração conforme demanda do cliente.

Dentre os desenvolvimentos já realizados destaca-se a tecnologia de pelotização circular, no qual a MINITEC foi responsável pela elaboração de toda engenharia básica do projeto em parceria com um grande fornecedor mundial de equipamentos de aglomeração.

 

Consultoria

Com uma equipe multidisciplinar, incluindo especialistas em aglomeração de materiais, a MINITEC fornece serviços de consultoria em aglomeração, abrangendo estudos de viabilidade, testes de sinterização e projetos visando ganhos de performance de plantas existentes.

 

Testes de Sinterização

Todos os desenvolvimentos e projetos MINITEC baseiam-se na realização de testes de sinterização em escala piloto em laboratório próprio. A realização desses testes permite a simulação real em escala piloto da aglomeração de materiais, simulando os estágios da sinterização de diferentes tipos de matérias-primas, antes da implantação da planta industrial. O laboratório possui também uma estrutura completa para simulação numérica, o que permite prever o comportamento das matérias-primas no processo de aglomeração, redução em altos-fornos e/ou refino de aço em fornos a arco.

Galeria de imagens